segunda-feira, 1 de setembro de 2008

free will

O oceano está cheio de peixes. Alguns vivem na superfície, outros nas profundezas. É interessante como aqueles que habitam a profundidade podem, se assim o quiserem, vir à superfície às vezes, só para saber como é. Não se contentando com seu ambiente, procuram coisas novas, descobertas, sensações diferentes daquelas que estão acostumados. Emergem, se arriscam entre as novidades, conhecem novas espécies. E não tarda para que retornem ao fundo, porque lá é seu lugar, sua morada, seu refúgio e segurança e é de lá que tiram seu sustento. As águas rasas são, para eles, somente mais uma opção para espantar o tédio e divertir-se um pouco.
Já os que vivem lá em cima não conhecem o fundo, não podem fazê-lo porque a pressão excessiva os mataria. Os que tentam não retornam. Então para sua própria segurança não se arriscam, não procuram o novo e têm medo do escuro. Contudo assim são felizes. Andam em cardumes, aproveitando tudo de bom que a luminosidade proporciona, comida farta, temperatura agradável, prazer a todo custo, festa! São peixes hedonistas.
E assim são os homens. Apenas com uma particularidade. Nós, humanos, podemos, a qualquer momento, escolher se queremos ser de superfície ou de profundidade. Temos o poder de determinar qual será nosso habitat e como vamos viver nossas vidas. Chama-se livre arbítrio.

0 comentários: